ATIVIDADE:
1) De acordo
com o texto sobre a escravidão na Grécia Antiga, qual o argumento de
Aristóteles para combater a concepção de que a escravidão era resultado de injustiças
e violências?
2) Ainda
neste mesmo texto (A escravidão na Grécia Antiga). Identifique e escreva a
parte sobre a concepção de Aristóteles acerca do escravizado grego ser objeto.
3) Em relação a Escravidão no Brasil. Quais fatores que caracterizam o trabalho escravo você consegue apontar, a partir dos relatos apresentados no vídeo abaixo?
https://www.youtube.com/watch?v=jPfrXb8Plh8
Embaixador da OIT: Wagner
Moura se encontra com trabalhadores resgatados da escravidão – ONU Brasil.
(Vídeo de 9 minutos. Trecho da questão 3, 6:50 a 7:10.)
OBJETIVOS DA AULA:
Caracterizar
a escravidão nas principais sociedades do mundo antigo; apresentar os modos de
produção dos povos da Antiguidade e situações análogas à servidão e à
escravidão na Era Contemporânea.
Habilidades
do Currículo do Estado de São Paulo:
H7 - Identificar os significados históricos das
relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história.
Comentários
Postar um comentário