SUSTENTABILIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
“O momento atual exige que a sociedade esteja mais motivada e
mobilizada para assumir um caráter mais propositivo, assim como para poder
questionar de forma concreta a falta de iniciativa dos governos para
implementar políticas pautadas pelo binômio sustentabilidade e desenvolvimento
num contexto de crescentes dificuldades para promover a inclusão social. Para
tanto é importante o fortalecimento das organizações sociais e comunitárias, a
redistribuição de recursos mediante parcerias, de informação e capacitação para
participar crescentemente dos espaços públicos de decisão e para a construção
de instituições pautadas por uma lógica de sustentabilidade.
Diversas experiências, principalmente das administrações
municipais, mostram que, havendo vontade política, é possível viabilizar ações
governamentais pautadas pela adoção dos princípios de sustentabilidade
ambiental conjugada a resultados na esfera do desenvolvimento econômico e
social.
Nessa direção, a educação para a cidadania representa a
possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas
formas de participação em potenciais fatores de dinamização da sociedade e de
ampliação do controle social da coisa pública, inclusive pelos setores menos
mobilizados. Trata-se de criar as condições para a ruptura com a cultura
política dominante e para uma nova proposta de sociabilidade baseada na
educação para a participação. Esta se concretizará principalmente pela presença
crescente de uma pluralidade de atores que, pela ativação do seu potencial de
participação, terão cada vez mais condições de intervir consistentemente e sem
tutela nos processos decisórios de interesse público, legitimando e
consolidando propostas de gestão baseadas na garantia do acesso à informação e
na consolidação de canais abertos para a participação, que, por sua vez, são
precondições básicas para a institucionalização do controle social.
Concluímos, afirmando que o desafio político da sustentabilidade,
apoiado no potencial transformador das relações sociais que representam o
processo da Agenda 21, encontra-se estreitamente vinculado ao processo de
fortalecimento da democracia e da construção da cidadania. A sustentabilidade
traz uma visão de desenvolvimento que busca superar o reducionismo e estimula
um pensar e fazer sobre o meio ambiente diretamente vinculado ao diálogo entre
saberes, à participação, aos valores éticos como valores fundamentais para
fortalecer a complexa interação entre sociedade e natureza. Nesse sentido, o
papel dos professores(as) é essencial para impulsionar as transformações de uma
educação que assume um compromisso com a formação de valores de
sustentabilidade, como parte de um processo coletivo.
A necessidade de uma crescente internalizarão da problemática
ambiental, um saber ainda em construção, demanda empenho para fortalecer visões
integradoras que, centradas no desenvolvimento, estimulem uma reflexão sobre a
diversidade e a construção de sentidos em torno das relações indivíduos-natureza,
dos riscos ambientais globais e locais e das relações ambiente-desenvolvimento.
A educação ambiental, nas suas diversas possibilidades, abre um estimulante
espaço para repensar práticas sociais e o papel dos professores como mediadores
e transmissores de um conhecimento necessário para que os alunos adquiram uma
base adequada de compreensão essencial do meio ambiente global e local, da
interdependência dos problemas e soluções e da importância da responsabilidade
de cada um para construir uma sociedade planetária mais eqüitativa e
ambientalmente sustentável.”
Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTE, C. (org.). Meio ambiente desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997. p.384-390. [ Links ]
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