Olá queridos(as), tudo bem com vocês? Tenham paciência e continua firme aí gente. Aqui está a terceira atividade do terceiro bimestre 2020. Leia os textos e assista o vídeo e faça a atividade solicitada. Enviando para o meu E-mail (diaslaerte@terra.com.br). Abração pessoal.
3º BIMESTRE 2020 (Atividade 3) - O ISLAMISMO – Parte 2 -
Siga
abaixo as etapas desta atividade:
ETAPA 1:
Ler os textos 1 e 2 e responder as questões a, b
e c no caderno.
ETAPA 2:
Assistir o vídeo” Isso é História –Terrorismo”
(três minutos) e responder no caderno a questão d.
Leia o texto abaixo para responder as questões:
Por meio da análise realizada, reflita e
aponte no seu caderno, soluções para os questionamentos abaixo:
a)
Ao comparar o mundo árabe antes e depois de Maomé, no texto 1, que
diferenças podem ser evidenciadas após sua atuação política e religiosa na
Península Arábica?
b)
A partir das informações presentes no texto 2, a liberdade individual
deve prevalecer sobre os elementos coletivos de identidade? Justifique.
c)
Cabe ao Estado proibir a utilização de elementos religiosos? Justifique.
A CONFUSÃO ENTRE ISLAMISMO
E TERRORISMO
Após os atentados
em Paris e o ataque que matou 14 pessoas na Califórnia, em novembro de
2015, o grupo autodenominado Estado
Islâmico causou temor
no mundo todo, principalmente por suas declarações contra o Ocidente. Nos últimos anos, o preconceito contra pessoas da religião
muçulmana vem aumentando, sobretudo por parte de nacionalistas europeus, que
também criticam o movimento de entrada de refugiados em seus países. A onda anti-islâmica já
existe desde os ataques às torres gêmeas em 2001. Na semana seguinte aos
ataques em Paris, o debate acirrou-se nos EUA, com a reação de políticos contra
a entrada de refugiados muçulmanos no país.
Texto disponível em <https://www.politize.com.br/a-confusao-entre-islamismo-e-terrorismo/> (Acesso em 26/08/2020).
Agora, assista este importante e
interessante vídeo de três minutos ”Isso
é História –Terrorismo”(Link abaixo) e responda:
d) Quais mudanças são mostradas no vídeo em relação a postura dos EUA ao longo do tempo com povos Árabes e Muçulmanos?
HABILIDADES:
H19 - Comparar
diferentes pontos de vista sobre situações ou fatos de natureza
histórico-geográfica, identificando os pressupostos de cada interpretação e
analisando a validade dos argumentos utilizados.
H20 - Reconhecer
alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que
respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural.
H46
– Identificar,
nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos
de sua constituição.
OBJETIVOS:
Através de variadas fontes
documentais, analisar a importância dos povos Árabes, mulçumanos, bem como as
suas respectivas religiões, principalmente o Islamismo, entendendo que as ações
de alguns grupos isolados não podem levar a preconceitos raciais e étnicos.
JUSTIFICATIVAS:
Refletir sobre diversidade
religiosa que há no Brasil e no mundo e valorizar a pluralidade de ideias,
culturas e etnias que contribui com a ética, cidadania e os valores morais.
Fontes
e Bibliografias:
Isla: Como e a religiao muculmana? Fonte: Politize! Disponivel em: <https://www.politize.com.br/islamismo-como-e-a-religiao-muculmana/>. Acesso em 26 Agosto 2020.
Caderno do Aluno – E.M.SPFE. VoL. 3 – 2020.
Comentários
Postar um comentário