LAERTE-História-1A,1B,1C,1D-Semana 31 de Agosto a 04 de Setembro 2020.

 Olá queridos(as), tudo bem com vocês? Tenham paciência e continua firme aí gente. Aqui está a terceira atividade do terceiro bimestre 2020. Leia os textos e assista o vídeo e faça a atividade solicitada. Enviando para o meu E-mail (diaslaerte@terra.com.br). Abração pessoal.

3º BIMESTRE 2020 (Atividade 3)   -   O ISLAMISMO – Parte 2 -        

 Siga abaixo as etapas desta atividade:

ETAPA 1:

Ler os textos 1 e 2 e responder as questões a, b e c no caderno.

ETAPA 2:

Assistir o vídeo” Isso é História –Terrorismo” (três minutos) e responder no caderno a questão d.


Leia o texto abaixo para responder as questões:

Por meio da análise realizada, reflita e aponte no seu caderno, soluções para os questionamentos abaixo:

 

a)   Ao comparar o mundo árabe antes e depois de Maomé, no texto 1, que diferenças podem ser evidenciadas após sua atuação política e religiosa na Península Arábica?

 

b)   A partir das informações presentes no texto 2, a liberdade individual deve prevalecer sobre os elementos coletivos de identidade? Justifique.

 

c)   Cabe ao Estado proibir a utilização de elementos religiosos? Justifique.


A CONFUSÃO ENTRE ISLAMISMO E TERRORISMO

Após os atentados em Paris e o ataque que matou 14 pessoas na Califórnia, em novembro de 2015, o grupo autodenominado Estado Islâmico causou temor no mundo todo, principalmente por suas declarações contra o Ocidente. Nos últimos anos, o preconceito contra pessoas da religião muçulmana vem aumentando, sobretudo por parte de nacionalistas europeus, que também criticam o movimento de entrada de refugiados em seus países. A onda anti-islâmica já existe desde os ataques às torres gêmeas em 2001. Na semana seguinte aos ataques em Paris, o debate acirrou-se nos EUA, com a reação de políticos contra a entrada de refugiados muçulmanos no país.

Texto disponível em <https://www.politize.com.br/a-confusao-entre-islamismo-e-terrorismo/> (Acesso em 26/08/2020).


Agora, assista este importante e interessante  vídeo de três minutos ”Isso é História –Terrorismo”(Link abaixo) e responda:

d)   Quais mudanças são mostradas no vídeo em relação a postura dos EUA ao longo do tempo com povos Árabes e Muçulmanos?  


HABILIDADES:

H19 - Comparar diferentes pontos de vista sobre situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.

 

H20 - Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural.

 

H46 – Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição.

 

OBJETIVOS:

Através de variadas fontes documentais, analisar a importância dos povos Árabes, mulçumanos, bem como as suas respectivas religiões, principalmente o Islamismo, entendendo que as ações de alguns grupos isolados não podem levar a preconceitos raciais e étnicos.

 

JUSTIFICATIVAS:

Refletir sobre diversidade religiosa que há no Brasil e no mundo e valorizar a pluralidade de ideias, culturas e etnias que contribui com a ética, cidadania e os valores morais.

 Fontes e Bibliografias:

Isla: Como e a religiao muculmana? Fonte: Politize! Disponivel em: <https://www.politize.com.br/islamismo-como-e-a-religiao-muculmana/>. Acesso em 26 Agosto 2020.

 Superinteressante. Qual a diferenca entre arabe, curdo, turco, persa, sunita e xiita? Disponivel em: <https://super.abril.com.br/historia/qual-a-diferenca-entre-arabe-curdo- turco-persa-sunita-e-xiita/>. Acesso em 26 Agosto 2020.

Caderno do Aluno – E.M.SPFE. VoL. 3 – 2020.

 História sempre presente, volume 1 / Antônio Pedro, Lizânias de Souza Lima. – 1. Ed. – São Paulo : FTD, 2010. Pág. 343-344.


Comentários